quinta-feira, 19 de setembro de 2013

QUINTA-FEIRA DA 24a SEMANA DO TEMPO COMUM ANO C VERDE 19/09/13
A FÉ DA MULHER PECADORA
UNINDO A LITURGIA 
I LEITURA 
DEUS TEM UM PLANO NA VIDA DE CADA PESSOA. 
É PRECISO TER UM ENCONTRO PESSOAL COM JESUS, PARA QUE ESSE PLANO SE REALIZE NA VIDA DE CADA PESSOA.
EVANGELHO 
AO LAVAR OS PÉS DE JESUS A MULHER PECADORA DEMONSTRA E FÉ E ARREPENDIMENTO .
ESSA CONVERSÃO NÃO QUER DIZER QUE O PERDÃO É DEVIDO A FÉ, MAS QUE É PRECISO FÉ PARA ACOLHER O PERDÃO.
O PERDÃO É DE GRAÇA, DEUS NÃO COBRA NADA POR ELE, MAS A MULHER DEMONSTRA SEU AMOR A JESUS E FÉ NA SUA PALAVRA, POR ISSO DEUS A PERDOA. 
VER 
A FÉ É UM SENTIMENTO QUE EXIGE PROVAS, ISTO É, É PRECISO VER  E TOCAR PARA CRER.
JESUS RESSUSCITOU, TOMÉ SÓ ACREDITOU DEPOIS QUE VIU.
A FÉ É UM SENTIMENTO DE QUEM CRÊ NA FORÇA E PODER DEUS QUE AGE NO MUNDO DE MANEIRA EXTRAORDINÁRIA COM APARIÇÕES, CURAS DE DOENÇAS E DAS MALDADES.
OS APÓSTOLOS ERAM PROCURADOS POR CAUSA DOS MILAGRES, O POVO NÃO ERA MOVIDO PELA PALAVRA DE DEUS, QUE CURA, SALVA E LIBERTA DE TODOS OS MALES. 
A MAIORIA DOS CRISTÃOS TEM ESSA FÉ.
A FÉ É UM SENTIMENTO ADQUIRIDO PELA EXPERIÊNCIA DE DEUS, ATRAVÉS DA COMUNIDADE, DA ORAÇÃO, DA REFLEXÃO DA PALAVRA DE DEUS, AO PONTO DE ALCANÇAR O GRAU CONTEMPLATIVO.
ESTA FÉ NEM TODOS CONSEGUEM VIVER.
NA ÉPOCA DE JESUS, ERA COSTUME, OFERECER ÁGUA PARA OS AMIGOS QUE CHEGAVAM LAVAREM OS PÉS, POIS ELES ANDAVAM A PÉ E DE SANDÁLIAS OU DESCALÇOS.
JULGAR
JESUS VAI JANTAR NA CASA DE UM FARISEU E ENTRA  NÃO OFERECEM ÁGUA PARA QUE ELE LAVASSE OS PÉS. 
UMA MULHER PECADORA SEM CONVIDADA, ENTRA E COMEÇA A BANHAR SEUS PÉS COM PERFUME CARO E O ENXUGA COM OS CABELOS.
O FARISEU JULGA E CONDENA JESUS E A PECADORA, MAS JESUS REAGE E CONTA A HISTÓRIA DE DOIS DEVEDORES PERDOADOS.
JESUS NÃO TINHA MEDO DAS PESSOAS DE MÁ FAMA, POIS É PERIGOSO JULGAR-SE A SI MESMO JUSTO, O JULGAMENTO CABE A DEUS.
OS PECADORES PRECISAM RECONHECER SEUS ERROS, SUAS FALHAS E SEUS PECADOS E QUANDO SE ARREPENDEM VÃO HUMILHADOS PEDIR PERDÃO A DEUS.
QUEM AMA A DEUS É SEMPRE PERDOADO. 
AGIR
O DISCÍPULO MISSIONÁRIO DEVE SER UMA PESSOA RETA DE CORAÇÃO, QUE CONVIVE COM PECADORES E SANTOS, PARA QUE POSSA TESTEMUNHAR A TODOS O AMOR A DEUS, A VIVÊNCIA NA BUSCA DA SANTIDADE, E, ASSIM COLABORAR COM A CONVERSÃO DOS PECADORES.
REVER
 104 "Bendizemos a Deus pela dignidade da pessoa humana, criada à sua imagem e semelhança. Ele nos criou livres e nos fez sujeitos de direitos e deveres em meio à criação. Agradecemos a ele ter-nos associado ao aperfeiçoamento do mundo, dando-nos inteligência e capacidade para amar; e lhe agradecemos a dignidade, que recebemos também como tarefa que devemos proteger, cultivar e promover. Bendizemos a Deus pelo dom da fé que nos permite viver em aliança com ele até o momento de compartilhar a vida eterna. Bendizemos a Deus por nos fazer suas filhas e filhos em Cristo, por nos haver redimido com o preço de seu sangue e pelo relacionamento permanente que estabelece conosco, que é fonte de nossa dignidade absoluta, inegociável e inviolável. Se o pecado deteriorou a imagem de Deus no homem e feriu sua condição, a boa nova, que é Cristo, o redimiu e o restabeleceu na graça (cf. Rm 5,12-21).
DOCUMENTO DE APARECIDA
EVANGELHO LUCAS 7,36-50
36 Um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa. 37 Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38 e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume. 39 Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que 40 tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”. Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, mestre”! 41“Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta. 42 Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?” 43 Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”. 44 Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45 Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46 Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. 47 Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor”. 48 E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”. 49 Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?” 50 Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz”.
I LEITURA I TIMÓTEO 3,12-16
Caríssimo, 12 ninguém te despreze por seres jovem. Pelo contrário, serve de exemplo para os fiéis, na palavra, na conduta, na caridade, na fé, na pureza. 
13 Até que eu chegue, dedica-te à leitura, à exortação, ao ensino. 14 Não descuides o dom da graça que tu tens e que te foi dada por indicação da profecia, acompanhada da imposição das mãos do presbitério. 15 Com perseverança, põe estas coisas em prática, para que todos vejam o teu progresso. 16 Cuida de ti mesmo e daquilo que ensinas. Mostra-te perseverante. Assim te salvarás a ti mesmo e também àqueles que te escutam.
SALMO 110

Nenhum comentário:

Postar um comentário